quarta-feira, 14 de abril de 2010

“Prós e Contras: Quem Manda Na Escola?”

No passado dia 29 de Março, deu-se na RTP1, no programa “Prós e Contras”, um debate subordinado ao tema “Quem manda na escola?”. O programa, moderado por Fátima Campos Ferreira, contou com a presença dos professores Nuno Crato e António Gouveia, a jornalista Helena Matos, e, quem sabe como que alguma indirecta para todos os estudantes do país… o presidente do CDS-PP, Paulo Portas. O debate tinha como temáticas principais a discussão acerca da crise da relação entre professor/aluno, a autoridade na escola e o inevitável estatuto do aluno.

O rumo que o debate iria tomar é óbvio desde o início, uma vez que Paulo Portas não iria ao programa realmente para fazer um debate, mas sim para fazer propaganda, propaganda essa que, como se sabe, é contra os alunos, defendendo que estes têm de se submeter à autoridade do professor a todo o custo. Paulo Portas começa o debate, que girou fundamentalmente em volta do estatuto do aluno, com a seguinte frase: “Em casa mandam os pais, na escola mandam os professores”.

A discussão ganha uma nova importância com a entrada em cena dos representantes da DNAEEBS, Luís Encarnação e Pedro Feijó, eleitos numa das reuniões desse órgão, no qual a Associação de Estudantes da Escola Secundária de Miraflores esteve presente. Pedro Feijó foi sem dúvida a voz dos estudantes, ao defender que os estes têm todo o direito em participar na vida e na gestão da escola. Defende que não tem de haver “uma escola para os estudantes” mas sim “uma escola com os estudantes”, e que os alunos devem ser uma parte influente na sua própria educação, acusando o ministério de que o estatuto do aluno é semelhante a um código penal. É de salientar o ar superior com que a moderadora e os convidados se apresentaram, rebaixando e humilhando sucessivamente os alunos. Pedro Feijó responde, furiosamente, dizendo que as pessoas na sala tratam os estudantes como “animaizinhos”, como “ratinhos que apanham choques para se portarem bem”. Critica ainda o sistema de ensino, acusando os professores de “obrigarem os alunos a decorar a matéria, chegar ao exame, cuspi-la, e esquecê-la”.

Pedro Feijó foi o representante ideal dos estudantes de todo o país, provando que tem o perfil necessário para estar à frente da DNAEEBS e um futuro político brilhante à sua frente.



Eis uma prova de como a luta dos estudantes pode ser feita de forma organizada, responsável e informada, e a A.E.E.S.M. subscreve tudo o que foi dito pela parte da DNAEEBS no programa “Prós e Contras”.



Para verem o programa na íntegra, basta carregarem nos links:

Parte 1
Parte 2



A Associação de Estudantes da Escola Secundária de Miraflores

1 comentário:

Fernando disse...

Caros colegas tudo bem?
Só para esclarecer uma pequena coisa...
Os representantes da dnaeesb são as AE´s e não um aluno a título individual